segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Conversa com a vizinhança: ação socioambiental da INB em Nhangapi

Por: Giovana Bento
Imagens: Matheus Bruno - Arquivo INB 

O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Itatiaia e a Cruz Vermelha

A INB promoveu, em 13 de novembro, mais uma edição do projeto Conversa com a Vizinhança, desta vez na comunidade de Nhangapi, no município de Itatiaia, quando foram discutidos os principais problemas ambientais da região e esclarecidas aos moradores informações sobre a empresa e sua política de responsabilidade ambiental. A Prefeitura Municipal de Itatiaia doou mudas de espécies nativas aos moradores, a INB distribuiu material didático sobre a preservação da fauna e flora local e realizou oficina sobre o Rio Água Branca. O trabalho é parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), que busca o diálogo com habitantes dos municípios de Resende, Areias e Itatiaia. Além das atividades voltadas para a questão ambiental, foram realizadas ações de assistência social pela Prefeitura Municipal de Itatiaia e pela Cruz Vermelha.

“É do interesse da INB estar com as comunidades vizinhas às suas instalações, conhecer suas necessidades, esclarecer dúvidas e também mostrar o que faz. Há uma troca de conhecimento, pois discutimos os problemas da comunidade. A importância maior das atividades é o encontro entre as instituições e a população para que realmente possamos construir um meio ambiente melhor”, afirmou a bióloga Flávia Pires (GECIN.P), responsável pelas atividades do PEA. Uma das temáticas centrais do encontro foi a necessidade de preservação do Rio Água Branca, que recebe o esgoto da comunidade de Nhangapi e os efluentes da FCN. A INB possui uma política de tratamento de efluentes que é fiscalizada pelo Ibama.


O secretário de Meio Ambiente de Itatiaia, Valter Lúcio, afirma que o trabalho socioambiental na comunidade é fundamental . “O objetivo é trabalharmos unidos, sempre buscando o bem comum. É uma comunidade que tem uma condição muito precária, também na parte de saneamento básico, então é importante unirmos esforços para orientar essa população sobre recursos hídricos e a geração de lixo”.


A Cruz Vermelha de Resende ofereceu serviços de estética como manicure, massagem, corte de cabelo e recreação, além de atividade de pintura em pele e da aferição da pressão arterial. “Nós fomos convidados pela INB para participar desta ação social, trazendo serviços que as pessoas não teriam acesso, como à saúde e à beleza, e acontece o resgate da autoestima ao disponibilizarmos estes serviços a elas. Este é um trabalho de parceria, de união”, revela Vanuza Muniz, secretária geral da Cruz Vermelha de Resende.


O evento foi realizado na sede da Assembleia de Deus em Nhangapi. Atividades como corte de cabelo, oficina de pipas e montagem de pula-pula para crianças foram realizadas pela ONG Casa de Apoio para Dependentes Químicos Desafio Jovem Mão Do Anjo, comunidade terapêutica de Itatiaia que presta assistência a pessoas com algum tipo de dependência química. Sobre a integração, a moradora Ana Carolina Felício comentou: “Eu achei muito bom, porque mostra para a nossa comunidade o interesse das instituições com a nossa gente, trazendo muitas informações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário