sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Boicote ao preconceito

Por: Adriana Aguiar Ribeiro
Viva a diversidade!
Nassau - Bahamas

Adoro viajar! Sempre vale a pena. Porém, tenho restrições a certos destinos. Não gosto de nações que exercem descaradamente preconceitos raciais ou de gênero. Por isso me abstenho ao desejo de visitar alguns países do Oriente Médio, ou os que misturam religião com política e se deixam governar por filosofias radicais. Não tenho interesses profundos na Índia.  Não gosto de pensar que serei vista como mulher em países onde, com frequência, cidadãos e sociedade profanam o direito de ser feminino. A falta de desejo de visitar Cuba decorre de não querer viver um regime que tolhe o indivíduo de fazer suas escolhas políticas, profissionais e econômicas. Acho que qualquer pessoa que vive em uma democracia estranharia enormemente não poder tomar suas decisões quanto ao modo de
Beleza das diferenças
Cozumel,- México
viver. E àqueles simpatizantes digo: vivam lá e depois venham pregar suas lindas ideologias! Vide exemplo dos médicos cubanos que, vivendo no Brasil, têm experimentado o gosto da liberdade de expressão. Rússia? Também impressionam atitudes do governo, agora retaliando a liberdade de expressão sexual. Estive lá, mas tenho ressalvas.
Visitei Lima há alguns anos. Mas agora, mesmo que acalente o desejo de conhecer Machu Pichu, pensarei duas vezes.  Isto devido às grosseiras manifestações de racismo dos torcedores do Real Garcilaso contra o Jogador Tinga, do Cruzeiro de Minas Gerais. Aconteceu esta semana na cidade de Huancayo, no Peru, durante o jogo pela Copa Libertadores. Que feio para o povo peruano! O Real Garcilaso deve ser punido com repúdio pelo lamentável ato de sua torcida.
A graça da variedade
Helsinki - Finlândia
Defeitos todas as sociedades têm. Mas o pior deles é o desrespeito ao cidadão e à democracia. Pois a liberdade de expressão do indivíduo é sagrada e deve ser muito prezada.
 
Por isso tenho minhas restrições. Não quero ser conivente com certas sociedades. É preciso que se aprenda a respeitar o diferente. E viva a diversidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário