quinta-feira, 17 de maio de 2012

Vivendo sua realidade - Capítulo III

Disponibilizo neste site mais um capítulo do livro Vivendo Bem com o que Você tem. É o terceiro capítulo da primeira parte do livro: Vivendo sua realidade. Espero que o leitor tire algum proveito do texto.
Boa leitura!

"Antes de tudo, precisamos ganhar dinheiro para moradia e alimentação. Isso é básico. Todos nós queremos crescer e melhorar. Este deve ser o objetivo da maioria das pessoas, mas, nem sempre é a realidade de todos. Alguns ganham mais, outros menos, e outros, muito pouco. Alguns têm rendas fixas, ou variáveis e outros, desempregados, vivem com pequenas reservas e até com ajuda de terceiros. No entanto, a lógica a ser adotada por qualquer um deve ser a de não gastar mais do que se ganha. E, se ganhamos pouco, devemos então, gastar menos ainda. É o princípio do controle. E o objetivo de vida ideal é o seguinte:

VIVER DENTRO DA SUA REALIDADE

Não adianta cedermos àquele pensamento que diz: - Ah, de que adianta gastar um pouquinho mais ou um pouquinho menos, se já estou na pior?
SIM, adianta manter o controle em QUALQUER situação. Se perdermos o controle de nossas contas, pode ser muito mais difícil retomarmos as rédeas de nossa vida financeira.
O mesmo vale para uma dieta. Ganho cinco quilos extras e estou sempre pensando em fazer uma dieta. Como nunca começo e vou ganhando quilos extras ao longo do tempo, penso: - Que diferença faz um quilo a mais ou outro a menos?
Digo que faz diferença: quanto mais peso ganharmos, maior será o sacrifício para recuperarmos nosso peso ideal. Quanto mais perdermos o controle de nossas contas, mais árdua será a retomada do nosso equilíbrio financeiro.
Vamos partir do princípio de que você ganha muito pouco. Deverá então fazer um orçamento contemplando as contas básicas para a sua sobrevivência. Essas contas são despesas com moradia, como água, luz, aluguel, condomínio, impostos, despesas com alimentação e outras realmente necessárias. Acredito que TV por assinatura não é necessidade. Roupas novas não são necessidades. Assinaturas de jornais e revistas não são necessidades. Jantares em restaurantes não são necessidades. E por aí vai. Então me perguntam: devo viver como um miserável? Não. Devo viver dentro da minha realidade. E devo buscar sempre melhorar a minha realidade através do trabalho, do crescimento profissional e pessoal, dos estudos, concursos, enfim, através do meu esforço e aperfeiçoamento contínuo."

Este capítulo pode ser lido no livro Vivendo Bem com o que você tem, de Adriana Aguiar Ribeiro.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário